segunda-feira, abril 23, 2007

Os Reis da Marketagem

Sabemos que ao longo dos séculos, o homem sempre passou a perna no seu semelhante.

Ser esperto é ser inteligente é ser "in" é ser motivo de admiração por gatos e gatas.

Durante muito tempo se pensou que os brasileiros eram os reis da malandragem como os cariocas cujo resultado era enganar otários e não trabalhar. Mais tarde com a promulgação da "Lei Gerson", aquele que gostava de levar vantagem em tudo, "certo"?, isto ficou mais reforçado.

Com a introdução da palavra americana "marketing", tudo isto ficou obsoleto.

Os brasileiros malandros que são, não descobriram para sua alegria , que os americanos eram bem mais espertos que eles e já vinham aplicando o golpe do "marketing" há muitos anos...

Assim os brasileiros levam a fama, mas não deitam na cama. Já os americanos como todo malandro que se preza, nunca contaram vantagem da sua malandragem e assim permanecem enganando brasileiros e outros povos menos "espertos".

Vamos a três exemplos típicos da nossa era:

! - Doação de rádios de pilhas para países pobres.

Uma boa ação?

Não, uma esperteza, pois o que custa caro são as pilhas que duram pouco, a carcaça, o rádio em si não vale muito.
Assim, vieram as pilhas que são o verdadeiro "maná" desta esperteza.

2 - Tubo de pasta de dentes com o bocal bem larguinho.

Para facilitar a vida do consumidor ao espalhar o creme dental?

Errado, para que o ótario do consumidor mesmo sem querer, espalhe montes e montes de pasta e assim compre montes e montes de cremes dentais, pois quanto mais se usa, menos tem...

3 - O golpe dos cartuchos de impressoras.

Eles custam mais caro muitas vezes que a própria impressora.
Porque será?

Uma HP DJ3845 é vendida nas principais lojas por R$170,00. A reposição
dos dois cartuchos (10 ml, o preto e 08 ml, o colorido), fica em torno de
R$130,00. Daí você vende a sua impressora semi-nova sem os cartuchos por
uns R$90,00 (pra vender rápido), junta mais R$80,00 e compra uma nova
impressora e com cartuchos originais de fábrica e ainda economizará
R$50,00!

Os fabricantes fingem que nem é com eles, dizem que é caro por ser
tecnologia de ponta, transformam o simples ato de fabricar tinta em algo
complexo. Enquanto a indústria de recarga viceja, vemos HP, Epson, Canon e
Lexmark jurando que a tinta deles é melhor e que você não deve recarregar.

Para piorar, de uns tempos para cá, passaram a diminuir a quantidade de
tinta (mantendo o preço)... Um Cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta
custa R$55,99. Isso dá R$5,99 por mililitro. Só para comparação, Champagne
Veuve Clicquot City Travelle custa R$1,29 por mililitro.

QUASE SEIS MIL REAIS POR UM LITRO DE TINTA!

Quem são os reis da malandragem? Os homens do marketing ou nós os cariocas?


Nenhum comentário: