terça-feira, novembro 28, 2006

A Vingança de Gaia


James Lovelock o cientista inglês que considera a Terra um organismo vivo diz que só a energia nuclear pode adiar o desastre.

Lovelock é o inventor do aparelho que permitiu detectar o acúmulo de pesticida DDT nos seres vivos razão pela qual se interrompeu o uso do mesmo. O aparelho também ajudou a identificar o CFC, gás utilizado em aerossóis como responsável pela destruição da camada de ozônio, o que levou à sua proibição



Imagine que o homem nunca tivesse derramado uma gota de petróleo no oceano. Apesar das fotos de pássaros embebidos em óleo serem as imagens que vêm à mente quando imaginamos o efeito disso, hoje sabemos que estes desastres ecológicos não são a maior ameaça.

O verdadeiro perigo é invisível, impossível de fotografar, mas fácil de medir: é o aumento da acidez dos oceanos. Há décadas foi demonstrado que a queima de combustíveis fósseis provoca aumento de gás carbônico na atmosfera, mas faz somente poucos anos que os cientistas desconfiam que seu aumento pode estar também acidificando os oceanos.



Hipótese de Gaia – qualquer organismo que afeta de maneira negativa o ambiente, será eliminada. O homem é o primeiro da fila.

Nenhum comentário: