quarta-feira, novembro 22, 2006

Já está acontecendo!

Amazônia está perdendo um quinto de sua água.

As alterações climáticas decorrentes do aquecimento global poderão reduzir em pelo menos um quinto a disponibilidade de água na Amazônia e provocar uma queda de 30% ou mais no escoamento da água de chuvas no Nordeste brasileiro até 2050.

A dramática advertência faz parte do Relatório de Desenvolvimento Humano 2006, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O estudo acrescenta que as mudanças hidrológicas devem ter impacto na agricultura dos Estados nordestinos e agravar a situação de vulnerabilidade em que vivem as famílias pobres da região.

"As simulações do impacto das alterações climáticas na produção agrícola no Brasil apontam para uma diminuição de 12% a 55% nas colheitas das regiões áridas dos Estados do Ceará e do Piauí", diz o estudo, acrescentando que além do semi-árido nordestino, o litoral da região e toda a Bacia Amazônica sofrerão o impacto da redução da disponibilidade de água, conforme um mapa com projeções do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU. (Envolverde)




Nenhum comentário: