segunda-feira, outubro 27, 2008

Efeito Estufa, Ainda

A Dinamarca será a sede da Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas que será realizada em dezembro do próximo ano em Estocolmo. Esta á a data limite para substituir o Protocolo de Kioto, que estipulou metas de redução de gases do efeito estufa até 2012.


O efeito estufa como todos sabemos é o fenômeno que vem provocando o aquecimento do globo por conta de gases que abrem buracos na camada de ozônio. A camada de ozônio protege a terra dos raios ultravioletas nocivos ao meio ambiente terrestre. Como isto a atmosfera do planeta terra aquece provocando várias situações de risco entre elas o derretimento das calotas polares.

Em Kioto, países liderados pelos Estados Unidos não concordaram em reduzir a emissão de gazes poluentes para não colocar em risco sua economia que se baseia em grande parte em industrias alavancadas pela chamada energia suja.

Desta vez a Ministra de Clima e Energia da Dinamarca, Connie Hedegaard, 48 anos, será peça fundamental na busca de um consenso internacional que gere um acordo para conter o aquecimento Global.

De Kioto para cá, nada mudou muito. O Canadá aderiu ao acordo mas fez tantas imposições que praticamente não adiantou muito.

Os grandes países ricos não estão nem aí para o aquecimento global ou para qualquer coisa relativa a destruição do meio ambiente. Para eles quanto pior melhor, pois o lucro sempre é maior na escassez do que na abundância.

Segundo cientistas da ONU que criaram o Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPPCC), em 2050 já será tarde para qualquer ação que vemja reverter a situação do clima no Planeta Terra.

Enfim, nossas esperança estão nas mãos da dinamarquesa Connie Hedegaard também conhecida como a "Guerreira do Clima".

























Vai firme Connie, nós estamos torcendo por você!



Nenhum comentário: