terça-feira, junho 10, 2008

Um Fio de Esperança para o Planeta

Ao se lançar na disputa por uma vaga à presidência dos Estado Unidos, Barack Obama publicou na sua página de campanha uma promessa alentadora: Uma redução em 80% das emissões de gás carbônico dos Estados Unidos até 2050? Depois de sete anos da política isolacionista adotada pelo presidente George Bush, que até hoje se recusa a ratificar o Protocolo de Kyoto, a proposta soa como aquelas velhas promessas de campanhas que nunca se concretizam. Mas está lá na página oficial na internet do então pré-candidato ao cargo mais importante do planeta.

Obama pretende ainda, segundo o site de sua campanha, dar início a um programa de investimento de US$ 150 bilhões em energias limpas ao longo de dez anos, além de apoiar campanhas destinadas a reduzir em 35% o consumo de petróleo e ampliar a eficiência energética – ou seja, obter mais resultados com menos recursos – até 2030.


Em dezembro de 2007, durante a conferência do clima realizada em Bali, na Indonésia, um bolo de de três camada e 1,85 metros de altura foi cortado em comemoração aos 10 anos do Tratado de Kyoto.

Os delegados presentes aplaudiram e cantaram "Parabéns pra Você", em inglês. O pacto, acertado no dia 11 de dezembro de 1997, na cidade japonesa de Kyoto, obriga 36 países industrializados a cortarem, até 2008-2012, suas emissões para um patamar 5 por cento abaixo do verificado em 1990.

Em 10 anos muito pouco foi feito principalmente por causa do boicote dos americanos ao tratado.


Se Obama for eleito, quem sabe o planeta consiga mais alguns anos de sobrevida!




Nenhum comentário: