segunda-feira, maio 07, 2007

"Diga com quem andas e te direi quem és"


O Presidente Lula acabou de criar a Secretaria para Assuntos de Longo Prazo.

Para o cargo de secretário com status de ministro nada mais nada menos que o emblemático comunista Roberto Mangabeira Unger.

Para os mais esquecidos, Mangabeira Unger foi um dos mais acirrados combatentes de Lula na última campanha em que o Presidente foi eleito mesmo depois do envolvimento dos governista com os escândalos do mensalão e outros que tais.

Senão vejamos o que o professor Roberto Mangabeira Unger escreveu à época:

"AFIRMO que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos. Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impedimento do presidente."

Mangabeira Unger também ficará responsável pelo núcleo de assuntos estratégicos da presidência, cuja principal função é fingir que o atual governo se preocupa com alguma coisa além de voltar ao poder em 2014. Deve ser o tal longo prazo, embora o economista mais brilhante do século XX, Lord Keynes, tenha nos alertado de que "no longo prazo, estaremos todos mortos."

A trajetória política de Mangabeira Unger é desafiadora mesmo para os padrões brasileiros, nos quais a pessoa muda de partido com mais freqüência do que os serial killers americanos mudam os pentes de munição. Nosso ministro vem de família conservadora, da velha UDN, mas ele mesmo foi guru de Ciro Gomes, depois conquistou Caetano Veloso, candidatou-se sem sucesso a prefeito de São Paulo e atualmente está no Partido da Igreja Universal do Reino de Deus, que tem lá um nome fantasia qualquer falando em república.

As idéias políticas de Mangabeira Unger louvaram o "potencial revolucionário das classes médias", a retomada do nacional-desenvolvimentismo, a necessidade de enfrentar os Estados Unidos e um clamor contra a corrupção.

Ah! Brasil, meu Brasil brasileiro terra de samba e pandeiro!





Nenhum comentário: